quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


O que esperar dos pneus do futuro? Hankook responde essa pergunta






O pneu de alto desempenho do futuro será muito diferente para os pneus que dirigem hoje, se os resultados de um recente concurso de design são um guia.

Uma competição Hankook em que os EUA desafiaram algumas das mais brilhantes do país, estudantes de desenho industrial para imaginar o papel de pneus em design automotivo a partir de novos ângulos.

O vencedor pela Universidade de Cincinnati estudante Ben Zavala tomou o breve um tanto literalmente, com o pneu do carro Tiltread rolando em cantos em um ângulo como um pneu de motocicleta.

Zavala ideia da descoberta foi a de dividir o pneu em três secções de anel paralelos, cada um montado num troço de divisão correspondente de roda.

À medida que a roda gira e se inclina, as três secções de pneus são individualmente levantada ou abaixada, permitindo todos eles para manter a tracção com a superfície da estrada.

Tiltread rodas são Hubless e conter um motor elétrico que varia de energia para cada seção do pneu, permitindo que as seções a girar em taxas diferentes durante as curvas.

Universidade de Cincinnati, professor associado Ralph Zammit disse que a competição demonstrou o quão grande uma melhoria impacto no desenho do pneu pode ter sobre a eficiência geral, ecologia e economia do transporte rodoviário.

"Hankook propôs uma tarefa muito desafiadora, que forneceu os alunos do mundo real ideia de como os pneus estão atualmente projetado, fabricado e os problemas de desempenho que devem enfrentar", disse o professor associado Zammit.

"Os alunos foram especialmente encorajados a considerar as necessidades de sustentabilidade, tais como a redução e reutilização de matérias-primas."
O segundo lugar na competição foi tomada por Mark Hearn, que imaginou um pneu off-road chamado Motiv, que apresenta numerosos altura variável, blocos pneumáticos não piso que podem se adaptar ao terreno extremamente acidentado, sem risco de explosão.

Proposta terceiro colocado Miranda Steinhauser para um pneu eco-friendly também impressionou os juízes concorrência.
O pneu é Tessela componentes da banda de rodagem facilmente removíveis permitem os consumidores a substituir gasta piso quando necessário, mais do que a carcaça do pneu inteiro, reduzindo os resíduos de pneus e aterro.

Modelos dos pneus primeiro, segundo e terceiro colocados foram exibidos no estande Hankook no 2012 mostra automotiva SEMA, em Las Vegas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário